- A Coruja do Samba Chegou...
NOSSA HISTÓRIA...NOSSO IDEAL...
- Poucas pessoas na vida tem a maior das virtudes, que é a perseverança, para conquistar seus sonhos, seus ideais de vida.
-
- A grande maioria das pessoas só sabe reclamar da situação em que vive e culpam o governo, as autoridades constituídas, ou até mesmo a falta de união da comunidade onde é morador por não terem condições mínimas de vida no seu bairro, na sua vila. A história de fundação de nossa EM CIMA DA HORA, tem muito a ver com o citamos acima, pois foi movidos por um sentimento de que teriam que tomar uma atitude contra a situação em que viviam e que viviam seus familiares, amigos e vizinhos que nosso Presidente e fundador, Jair Santos e um grupo de amigos dele, tomaram de punho, arregaçaram as mangas e saíram a luta para levar a si mesmo e a comunidade carente do bairro onde residiam a esperança de terem no mínimo um futuro menos miserável. Com a fundação da Coruja do Samba nosso Presidente e fundador colocou e até nos dias atuais coloca em prática aquilo que ele diz ser a real incumbência de uma Escola de Samba, ou seja, trabalho social.
-
- Mas nossa história necessariamente par ser bem contada tem que se iniciar com a vida sambistica de nosso Presidente Jair Santos. Nos idos nos 70, Jair conheceu o mundo do samba. Levado por um dos maiores compositores que o Carnaval de São Paulo já conheceu, Ademir Fala Macio ele conheceu o GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE ALEGRE, onde permaneceu durante 22 anos de sua vida. Na maravilhosa e grandiosa agremiação do Bairro do Limão, em sampa, conhecida como a Morada do Samba, além de colaborar desde merendeiro, comissão de frente e chefe de ala, aprendeu muito com esta agremiação e este aprendizado hoje está sendo de virtual importância no comando de nossa EM CIMA DA HORA.
-
- Em 1995, não contente com os caminhos que as grandes agremiações sambisticas, salvo raras exceções, tinham em relação a iniciativas sócio culturais a pessoas e famílias carentes, e movido pelo fato que participava ativamente da diretoria da Sociedade amigos de bairro do local onde morava, na qual surgiu naquele tempo a ideia de criar uma Escola de Samba sem pretensões maiores, aproveitando o grupo que desfilava pelo bairro no carnaval como um Bloco de sujos, Jair assumiu o Projeto de peito aberto, chamou a responsabilidade de fundação desta então despretensiosa agremiação, para si, e num churrasco regado a samba e cerveja, com amigos, fundou a nossa querida EM CIMA DA HORA.
-
- Durante este churrasco de fundação da entidade, montou-se a primeira Diretoria Executiva, discutiu-se os parágrafos e artigos de nosso Estatuto Social, escolheu-se a Coruja como nosso símbolo máximo e ao chegar no principal, o nome da Escola, começou a discordância geral. Uns queriam que a Escola se chamasse Imperatriz do Grajaú, outros Unidos do Grajaú e ainda outros nomes surgiram.
-
- No calor da discussão, tocou o telefone. Era um velho amigo de nosso Presidente Jair o qual também tinha sido integrante da comissão de frente da MOCIDADE ALEGRE. Jair prontamente o convidou a participar do churrasco de fundação de uma nova agremiação e que estava acontecendo naquele momento. O amigo, do outro lado da linha telefônica, disse: MAS VOCÊ ME CONVIDA AGORA? EM CIMA DA HORA?
-
- Neste exato momento, sendo indelicado com o amigo com o qual falava, nosso Presidente Jair largou o telefone e chamou a atenção de todos presentes ao churrasco de fundação da agremiação e falou: PESSOAL...PESSOAL…já tenho um nome para nossa Escola. Será: EM CIMA DA HORA
-
- Então, após o registro a nível federal, estadual e municipal nos órgãos que compete tal atitude, aos 20 dias do mês de janeiro de 1995 ''nasceu'' o GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL ESCOLA DE SAMBA EM CIMA DA HORA PAULISTANA, entidade sem fins lucrativos, voltada ao samba e o carnaval, mas não deixando jamais de realizar atividades sociais e culturais a carentes, idosos e crianças.
Cabe ao homem, e apenas a ele, que conquiste seu devido ''lugar ao sol''...
Cabe porem, aos homens que, unidos, lutem pelo direito deste “lugar ao sol.…”.
Ass.: Presidente Da Em Cima da Hora, Jair Santos